As uvas saindo do papel

Essa semana que passou tivemos importantes decisões aqui no sítio, essa semana e esse ano. Acho que nunca tivemos tantos projetos como agora em 2016 e com tantos deles saindo do papel.

 
O projeto da vez é o vinhedo, que ainda estava em stand by pelo acúmulo de trabalho que teremos. A época de plantio das uvas (Setembro/Outubro) é exatamente a mesma das oliveiras. E a preocupação é se daríamos conta de plantar as 100 mudas de oliveira já encomendadas e as 300 mudinhas de Syrah planejadas. Após um alinhamento de datas e prazos decidimos que sim, faremos os dois plantios ainda esse ano 🙂

 
Eu fiquei bem feliz com essa decisão. Vão ainda alguns anos para que a nossa uva esteja boa para fazer um vinho de qualidade e quanto antes começarmos melhor. Nesse meio tempo, além de focar em aprender muito sobre as parreiras e o vinho, a ideia é comprar algumas caixas de uva do Sul e já começar a esboçar algumas garrafas. Então são uns três anos para a primeira colheita, mas o primeiro vinho pode sair antes.

 
Um outro motivo de comemoração é que ganhamos um aliado para a preparação do tereno e manutenção dos cultivos, ele se chama Massey Ferguson 235. O primeiro uso já vai ser arrar a terra e incorporar a crotalária (essa florzinha amarela das fotos) no solo, que serve como adubo verde e está ajudando a preparar o solo.

 
Bom, o planejamento continua. Decidir a variedade e encomendar as mudas foi só o começo, falta ainda decidir qual é o melhor sistema de condução, qual é o espaçamento ideal e muitos outros detalhes e assim tentar garantir as melhores condições para um dia termos um belo vinho orgânico.

 
Dito tudo isso, se preparem. Pode ser que em Setembro, além da primavera, chegue um convite para trabalho em troca de um churrasco 🙂

 

Tentando esboçar alguma coisa

À esquerda estarão as uvas e à direita as oliveiras

À esquerda estarão as uvas e à direita as oliveiras

Crotalária no lugar onde será o vinhedo

Crotalária no lugar onde será o vinhedo

3 thoughts on “As uvas saindo do papel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *